A importância do uso da câmara fria no condicionamento de medicamentos

A importância do uso da câmara fria no condicionamento de medicamentos

Assim como qualquer produto perecível, todo medicamento sofre alterações que podem levar a perda total ou parcial das suas propriedades. Essas alterações podem torná-los sem efeito e aumentar os riscos de causarem outros danos à saúde. 

O armazenamento é uma das etapas fundamentais do manuseio de medicamentos. Todo o produto médico tem a finalidade de promover uma melhora na saúde dos pacientes. Sendo assim, sua preservação deve ser garantida desde o início de sua produção até o momento de aplicação no paciente. 

Isso não só ressalta a importância do armazenamento correto, mas também do cuidado que é preciso ter para manter a estabilidade dos medicamentos a partir da sua fabricação, como a manutenção da temperatura adequada no estoque, armazenamento em ambientes controlados e no transporte. 

Se todo o processo de produção e transporte ocorrerem de maneira eficiente, cabe ao armazenamento assegurar o controle de qualidade para manter as características do medicamento, como se ele recém tivesse saído da fábrica. Um cuidado especial também deve ser dado aos medicamentos termolábeis – aqueles que não podem suportar grandes oscilações de temperatura sem perder sua estabilidade, finalidade ou sua composição original, muitas vezes tendo que serem mantidos a baixas temperaturas, entre 2 ° a 8 ° C. 

A ESTABILIDADE DOS MEDICAMENTOS

Estabilidade é o período no qual o medicamento mantém suas características físicas, químicas e farmacológicas. Inicia-se na fabricação e vem detalhado na embalagem. A estabilidade dos medicamentos pode ser classificada em fatores intrínsecos e extrínsecos

Os fatores intrínsecos estão relacionados ao processo de fabricação do medicamento, como técnicas, equipamentos, envase, embalagens, princípios ativos, etc. Já os fatores extrínsecos estão relacionados às condições ambientais, como: 

● Temperatura 

● Umidade 

● Manuseio

● Luminosidade 

● Ventilação. 

Os fatores extrínsecos podem ser controlados dentro de um armazém e, principalmente, monitorados. E aqui cabe destacar a responsável direta pelo maior número de alterações e/ou deteriorações nos medicamentos: a temperatura

Temperaturas fora do padrão estabelecido na fabricação aceleram reações químicas e a decomposição dos medicamentos, alterando sua eficácia. Para ter o controle de temperatura é necessário a utilização de termômetros nas áreas de estocagem, com registros diários em mapas de controle, registro mensal, relatórios com gráficos demonstrativos para correção de eventuais anormalidades. 

Obviamente, também é preciso observar a umidade, a ventilação e a luminosidade, juntamente com a temperatura. Por isso é muito importante que um estabelecimento que lida com medicamentos possua uma câmara fria, pois ela consegue criar as condições ideais para a conservação e também monitorar todos esses fatores que influenciam na qualidade do medicamento que chega na sua casa. Para uma armazenagem eficiente, a câmara fria deve ser projetada com materiais isolantes, dimensionamento correto dos equipamentos de refrigeração, aparelhos para aferição e controle de temperatura e ser fechada com uma porta eficiente. 

Aqui na Cristal Distribuidora de Medicamentos, os produtos atravessam um processo supervisionado antes de estarem disponíveis nas prateleiras dos nossos clientes. As adoções de cuidados visam que a qualidade dos medicamentos seja mantida e que cheguem no consumidor com as mesmas propriedades que saíram das indústrias. Operacionalizar todo este trajeto e tomar todas as cautelas para que as particularidades da carga estejam salvaguardadas, inclusive sem oscilações de temperatura, é uma grande responsabilidade e preocupação por parte da nossa empresa. 

Entre em contato conosco e conheça um pouco mais dos nossos processos de controle de qualidade. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *