Abril Azul: mês de conscientização do autismo

Abril Azul: mês de conscientização do autismo

A Organização das Nações Unidas (ONU) escolheu o dia 2 de abril como Dia Mundial de Conscientização do Autismo para dar visibilidade ao tema, já que ele ainda é bastante desconhecido pela população. A campanha tem o papel de mostrar as características desta condição especial e afirmar que o entendimento é fundamental para favorecer a inclusão e mostrar como cada um de nós pode ajudar na causa.

O autismo ou Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é descrito como uma série de alterações no desenvolvimento de crianças e adultos. Geralmente envolvem déficit na comunicação e na interação social. 

É um transtorno que atinge 1 em cada 160 crianças no mundo. No Brasil, a estimativa é de que existam cerca de 2 milhões de autistas.

Conheça a Campanha Abril Azul e saiba mais sobre o autismo na leitura deste artigo.

A CAMPANHA ABRIL AZUL

Muitas pessoas com transtorno do espectro autista sofrem discriminação e violações dos seus direitos. Isso acontece diariamente no mundo todo por causa do desconhecimento.

Embora algumas dessas pessoas possam viver de forma independente, outras têm graves incapacidades e necessitam de cuidados, acesso aos serviços e apoio ao longo da vida, que não são prestados de forma adequada.

Por esses motivos, a ONU declarou o dia 2 de abril como o Dia Mundial da Conscientização do Autismo. Com ações realizadas durante todo esse mês, a campanha tem o objetivo de esclarecer dúvidas e prestar informações sobre o transtorno, além de incentivar a geração de uma rede de colaboração com os setores da promoção da saúde, da educação, emprego e social, divulgar tratamentos comportamentais e programas de treinamento de habilidades para os pais,  capazes de reduzir as dificuldades e impactar a qualidade de vida das pessoas com TEA e seus cuidadores.

A cor azul foi escolhida para a campanha porque a maior parte dos diagnósticos de autismo é verificada em pessoas do sexo masculino. Mas esse não é o único motivo, especialistas perceberam que a cor azul acalma quem está dentro do espectro,  podendo ajudar nos momentos em que os sintomas do transtorno se manifestam com maior intensidade.

O QUE É AUTISMO?

O transtorno do espectro autista é um distúrbio do cérebro, que pode afetar as áreas de comunicação, comportamento e interação social. É uma condição que se carrega desde o nascimento e, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o diagnóstico ocorre geralmente entre os 2 anos e meio a 3 anos. Os sintomas tendem a persistir na adolescência e na idade adulta. Ainda não existe cura para essa condição.

Há diferentes graus de intensidade do autismo: desde pessoas com grande comprometimento, que necessitam de apoio especializado durante a vida, até pessoas com quadros leves, que conseguem trabalhar, estudar e socializar. Em alguns casos, pessoas com o transtorno apresentam uma inteligência acima da média e são chamadas de autistas de alto funcionamento.

ALGUNS INDÍCIOS QUE CARACTERIZAM O TEA:

  • Falta de contato visual;
  • Ecolalia – repetir frases ou palavras que ouviram de outras pessoas ou mesmo da TV;
  • Hiperfoco – intenso interesse em um número limitado de coisas; 
  • Distúrbio ou perda da fala;
  • Hiperatividade;
  • Movimentos repetitivos.

CAUSAS DO AUTISMO

As causas do autismo ainda são desconhecidas, mas a soma de algumas condições podem favorecer seu desenvolvimento, como a predisposição genética e complicações na gravidez, como infecções ou exposição a substâncias tóxicas. Em 2014, pesquisadores do Projeto Genoma descobriram que  um gene chamado TRPC6 está relacionado com a predisposição ao autismo, mas este seria apenas uma das possibilidades de causa.

Faça parte da campanha Abril Azul você também e compartilhe este artigo com seus contatos. Em caso de dúvida ou se necessitar de mais informações, fale com nossa equipe.

*A comunidade brasileira envolvida com a causa lançou uma campanha com o tema “Respeito para todo o espectro“ e  a hashtag #RESPECTRO nas redes sociais (união das palavras “respeito” + “espectro”). 

**Projeto Genoma é um trabalho conjunto realizado por diversos países visando desvendar o código genético de um organismo através do seu mapeamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *