Máscaras médicas são a nova recomendação para enfrentar o Covid 19

Máscaras médicas são a nova recomendação para enfrentar o Covid 19

Recentemente foi descoberta uma nova variante do Covid 19, chamada B117, que se caracteriza por ser 40% mais transmissível do que a anterior. Isso fez a população ficar mais alerta quanto às medidas de proteção contra o vírus. De acordo com matéria publicada na revista Super Interessante, do dia 18 de Janeiro, a Europa passou a recomendar a utilização de máscaras médicas no lugar das máscaras de pano.

Sua alta eficiência é ideal para o controle da nova variante do vírus, visto que ela é mais fácil de ser transmitida, deixando o usuário mais protegido.

Máscaras de pano ou máscaras médicas: qual a diferença? 

O grande X da questão é saber qual é a diferença entre a máscara de pano e a máscara médica. 

Para começar, as máscaras médicas possuem diversos modelos, mas os principais são a FFP2 e a N95. A FFP2 é confeccionada com 4 camadas em tnt enquanto a N95 é com 3 camadas de proteção. São excelentes para proteger contra o vírus e bactérias gerados pela inalação de gotículas transmitidas a curta distância. Além de eliminar qualquer risco de contaminar o ambiente em que a pessoa infectada se encontra. Além disso, as máscaras médicas possuem mecanismos protetivos que filtram as partículas do ar em até 94%. 

Em contraste, as máscaras de pano não filtram o ar. Ou seja, ela diminui o número de gotículas expelidas, mas a pessoa ainda pode se infectar através das partículas que flutuam no ar. Com isso, conclui-se que as máscaras de pano protegem sim, mas sua proteção não é o suficiente para combater a tão preocupante variante B117. 

Lembre-se que não adianta aconselhar o uso de máscaras médicas com mais qualidade e esquecer das outras medidas de proteção. Ainda é necessário manter o distanciamento social, higienizar alimentos e as mãos sempre que possível, evitar aglomerações, não entrar em ambientes lotados e entre outros cuidados. É claro que se você for profissional de saúde, o cuidado é redobrado. 

A recomendação de uso

A primeira região a adotar a medida aconselhada pela Europa foi a Alemanha. Por lá, o uso de máscaras do tipo FFP2 e N95 passa a ser obrigatório em transportes públicos e em locais fechados. Em seguida, a Áustria iniciou o uso e a França estuda a possível troca. 

Aqui no Brasil, o número de infectados e de mortes aumenta a cada dia. Isso preocupa a população e os profissionais de saúde que enfrentam de frente a Covid 19, pois com os hospitais lotados, é impossível atender a todos de forma rápida, o que acarreta em aglomeração e aumento no tempo de espera nas recepções de hospitais e postos de saúde. Por isso, a medida de troca de máscaras a cada duas horas é extremamente necessária para um país que está à beira de um colapso hospitalar. 

Essa situação também leva a população a procurar outras formas de atendimento, como clínicas e consultórios particulares. Por isso, é extremamente importante que, nestes locais, também se faça o uso das máscaras profissionais. 

Máscaras médicas N95

Aqui na Cristal, você encontra a máscara N95 com facilidade. O pacote vem com cinquenta unidades, ideal para deixar em estoques de hospitais, farmácias e clínicas que trabalham diretamente com o público. Ela é composta por 3 camadas, duas de tnt e uma de meio filtrante (laudado). O que proporciona uma alta qualidade de material e uma proteção maior para o usuário.  

Não deixe de se cuidar e incentivar a proteção, pois o vírus do Covid 19 não está para brincadeira. É preocupante e necessita de muito cuidado. 

Máscaras Médicas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *