Teste Covid-19: uma solução segura e acessível contra o novo coronavírus

Teste Covid-19: Uma solução contra o coronavírus

Em tempos de pandemia, o teste Covid-19 se apresenta como uma solução rápida, acessível e eficaz contra o contágio do vírus.

Uma ida ao supermercado pode mudar tudo de um dia para o outro, não é mesmo? Nós vamos até o local, analisamos detalhadamente cada produto a ser escolhido, colocamos no carrinho e vamos até o caixa efetuar a compra. Em alguns cantos do mundo, por conta das inúmeras culturas diferentes espalhadas continentes afora, nem sempre é assim. 

Cada estado no Brasil possui um mercado público em suas capitais, que funciona de forma um tanto diferente dos mercados comuns e dos supermercados. Em países asiáticos, existem muitos mercados desse tipo, que funcionam ao estilo dos públicos, bem como mercados atacadistas.

E  foi justamente em um destes mercados em Wuhan, na China, que um acontecimento marcante para o planeta teve seu início. A pandemia do novo coronavírus teve seus primeiros casos confirmados no primeiro dia de dezembro de 2019. A cidade Wuhan enfrentava, a partir dali, o início do surto que marcou a vida de todos nós.

Ainda em dezembro, a Organização Mundial da Saúde, (OMS), reportou o primeiro caso confirmado de covid-19. Em janeiro de 2020, a Organização já havia informado que todos os países deveriam se preparar para monitorar e realizar testes em casos suspeitos. Especialmente daqueles que vinham da China.

Em pouco tempo, o número de casos teve uma rápida elevação, principalmente na segunda quinzena de fevereiro. Nessa mesma época do ano – tempos carnavalescos – surgia o primeiro caso de coronavírus no Brasil. Um homem de 61 anos, morador de São Paulo. Testes Covid-19 estavam sendo amplamente desenvolvidos nesse meio tempo pelo mundo.

Antes de surgir um primeiro caso no Brasil, os Estados Unidos, em janeiro deste ano, já haviam registrado os primeiros casos. Apenas em março o país adotou medidas drásticas para conter a disseminação da doença. Hoje, os Estados Unidos são os líderes em número de pessoas contaminadas pelo vírus e de óbitos.

As testagens 

No mesmo mês que o país iniciou suas medidas rígidas, o novo coronavírus foi definido como pandemia. O terceiro mês do ano trouxe, também, um salto alarmante no número de infectados. Saímos de 100 para 800 mil casos de coronavírus confirmados em pouquíssimo tempo. Ultrapassamos a marca de um milhão no início de abril, mês que marcou a autorização e aprovação unânime de um teste covid.

Enquanto mais pessoas se contaminavam e o número de óbitos aumentava, casos assintomáticos vinham sendo detectados com maior força. As testagens entraram em pauta por conta da necessidade urgente e da sua grande importância para  a contenção da doença. Cientistas trabalharam arduamente para elaborar teste covid-19, a fim de detectar o novo coronavírus de forma ágil e segura. 

No entanto, na visão de um especialista, as testagens para confirmar se uma pessoa é portadora do vírus gerou polêmica.

Com a palavra, o doutor Dráuzio Varella

Em março deste ano uma das maiores referências em saúde, o doutor Dráuzio Varella, divulgou um vídeo no qual aborda a testagem para coronavírus. No material em questão, Dráuzio afirma que somente pessoas com sintomas mais agravantes e quem os médicos indicarem, deverão realizar os testes rápidos para coronavírus. 

Na publicação em questão, o doutor traz à tona uma situação pertinente, que naquele cenário do momento tinha o vírus vindo em uma crescente que culminaria no impacto que vemos no momento atual da pandemia. Os testes rápidos para coronavírus estavam surgindo, enquanto equipes desenvolviam mais formas de testagem para Covid-19. 

No entanto, a grande diferença é que de março para os dias de hoje, houve um crescimento gigantesco em relação ao número de casos confirmados e de óbitos por coronavírus. Se no início do ano a preocupação apontava para uma testagem somente em casos de maior extremidade, hoje, este cenário mudou. 

É de suma importância que os testes para Covid-19 sejam aplicados em larga escala, para que haja uma maior detecção de pessoas com o vírus confirmado. Isso, pelo simples motivo de que, a partir do momento em que um indivíduo, seja assintomático ou não, tenha o Coronavírus detectado, as medidas de prevenção e cuidados, como por exemplo o isolamento social, possam ser aplicadas com antecedência. 

Parte da população é assintomática, que é um ponto não abordado pelo doutor Dráuzio Varella no vídeo acima, o que significa que os cuidados, que já são muitos, precisam ser ainda maiores. Cuidar da população implica, também, em aumentar a testagem e o desenvolvimento dos testes rápidos para que a doença, assim que descoberta em um indivíduo, possa ser tratada.

O teste Covid-19 é a saída da pandemia 

Enquanto cientistas seguem correndo contra o tempo para desenvolver uma vacina, nós corremos em busca de ações para que possamos salvar o maior número de vidas possível. Com isso, o teste Covid-19 tornam-se uma forma de prevenção eficaz e acessível para que haja um maior controle da doença em estados e municípios, assim como no país e mundo. 

Recentemente, um estudo da revista The Lancet Public Health trouxe à tona este ponto consideravelmente importante quanto a discussão da testagem contra o novo coronavírus. Os pesquisadores ilustraram o atual cenário apresentando o atraso na realização de teste Covid-19 e o seu impacto. 

Partindo da premissa de que exista um atraso de três ou mais dias no começo dos sintomas e a realização de um primeiro teste, os pesquisadores afirmam que o controle da disseminação do vírus tem suas chances consideravelmente reduzidas, mesmo que um rastreio de todos os contatos do paciente infectado naquele período já tenha sido feito.

Segundo o estudo dos cientistas da Universidade de Utrecht, na Holanda, em que consta um modelo matemático projetado para visualizar diferentes cenários da pandemia, essa preocupação reforça o porquê de ampliar as testagens.

Em um cenário otimista, em que contamos com atrasos zero e ao menos 80% dos contatos rastreados, o ritmo de contágio – que no material publicado pela universidade é representado pela letra R – cai de 1,2 para cerca de 0,8. Este ritmo de contágio é o número que determina a capacidade de propagação de um vírus. Ou seja, dentro deste modelo matemático, se ele passar de 1, cada infectado transmite a doença para mais de uma pessoa e a doença acaba avançando. 

Maior número de testagens implica em maior rastreamento 

No entanto, para o rastreamento funcionar, é necessário que os resultados dos testes sejam entregues dentro de um dia após o início dos sintomas. Isso implica em melhorar o acesso ao teste Covid-19 que, se combinado com plataformas de controle digitais, pode diminuir os atrasos de rastreamento.

O estudo feito pelos cientistas holandeses aponta que o auxílio das plataformas pode contribuir para manter o Ritmo de contágio, (R), abaixo de 1. Se aumentarem as testagens, crescem as possibilidades de detecção e eficácia de rastreamento, bem como medidas para evitar que a pessoa contaminada espalhe mais a doença.

A disponibilidade de testes rápidos de Covid-19 torna a missão de detecção do vírus nas pessoas um desafio menos complicado. A agilidade laboratorial para criar um teste que detectasse de forma rápida e eficaz a doença nos leva para o vídeo do doutor Dráuzio Varella uma outra vez. 

Muita coisa mudou de março para cá. Até o momento desta publicação, o Brasil contava com mais de dois milhões de indivíduos com coronavírus detectados e mais 85 mil óbitos. Entre fevereiro e março, a doença tomava uma proporção alarmante pelo mundo, a qual nos levou para o momento atual. 

Em contrapartida, os testes para detectar o novo coronavírus foram desenvolvidos de forma ágil e eficaz. Hoje, essa é a forma mais prática para dar início nas medidas de combate a doença. Junto ao isolamento social, a testagem é a forma de evitar que o vírus se propague, enquanto uma vacina não é encontrada.  

Teste rápido Covid-19

E como o tempo é precioso no combate ao coronavírus, no início de abril, a Cristal Distribuidora, junto da Farmácia Medicom, deram início na comercialização de um teste que vinha sendo desenvolvido para a detecção do vírus. Trata-se do MedTeste Coronavírus.

O MedTeste Coronavírus (COVID-19) IgG/IgM é um imunoensaio cromatográfico rápido – semelhante a um teste de gravidez – para fazer a detecção de anticorpos (imunoglobulinas) para COVID-19 no sangue total, soro ou plasma. O teste rápido é utilizado como a ferramenta de auxílio para realizar o diagnóstico de infecções primárias e secundárias causadas pelo novo Coronavírus. O resultado do teste é verificado em 10 minutos.

O MedTeste Coronavírus exige uma única gota de sangue coletada da ponta do dedo para realização do teste rápido. Esse teste é feito por imunocromatografia de fluxo lateral, tecnologia que se encontra disponível para determinação de diversos outros parâmetros clínicos.

A principal utilidade do MedTeste está em sua velocidade para obter o resultado e na possibilidade de realização de testes no ato de atendimento ao paciente.

Ou seja, o teste covid permite uma obtenção de informações mais ágil, o que torna o processo de diagnóstico da parte médica mais eficaz.

Isso significa que o ato médico para fazer a detecção dos casos suspeitos da doença e também daqueles pacientes já diagnosticados com o vírus – e que desenvolveram a imunidade – ganha margem, também, no que diz respeito à segurança. Todos corremos riscos no dia a dia, mas estes riscos aumentam consideravelmente para quem está na linha de frente. 

A facilidade de aplicação de testes rápidos de coronavírus como o MedTeste, garante mais segurança e bem-estar também para quem realiza o procedimento de testagem. 

Ou seja, o crescimento na demanda por testes de Covid rápidos tornou-se um desafio coletivo, o qual farmácias, clínicas, hospitais e consultórios podem contribuir de forma prática, segura, econômica e aprovada dentro e fora do Brasil.   

O único aprovado na ANVISA, nos Estados Unidos e na Fio Cruz

Testes foram desenvolvidos em todo mundo, incluindo no Brasil, e um acabou sendo aprovado nos Estados Unidos, na Fiocruz, assim como na ANVISA.

O MedTeste Coronavírus tem sido de abril para cá, uma forma econômica e eficiente quando o assunto é a checagem de pacientes suspeitos de Covid-19.

A escassez de testes para confirmação da contaminação pela Covid-19 tem sido um grande desafio para a saúde mundial, assim como empresas do ramo de saúde. O desenvolvimento do MedTeste vem como o contraponto das dificuldades. 

O teste covid rápido torna-se mais uma arma no combate à pandemia, com o intuito de agilizar o diagnóstico e auxiliar na redução da sobrecarga no sistema de saúde, o que vem sendo mais necessário. O exame conta com tecnologia certificada pela União Europeia e é fabricado pela farmacêutica chinesa Biotest. Atualmente, o MedTest está sendo utilizado ao menos em 12 países, como por exemplo, Alemanha, França, Itália, Polônia e Reino Unido. 

O exame apresenta confiabilidade de 99,3%, ou seja, de cada 100 casos testados, 99,3 terão um resultado correto. Além disso, o teste permite um rápido encaminhamento para a pesquisa de outros agentes infecciosos. É por isso que o MedTeste, além de ser aprovado na Anvisa, Fiocruz e em países como os Estados Unidos, tem credibilidade no mercado. 

Para o caso de dúvidas quanto aos produtos, recomenda-se que, antes da realização da compra de qualquer teste, seja conferido no site da Anvisa se o produto em questão tem registro e aprovação. Você pode fazer a consulta, de forma simples e prática, acessando um simples link.

Preço acessível

Mesmo com a credibilidade no mercado laboratorial, uma das grandes dúvidas de clínicas, hospitais e farmácias é quanto ao preço dos teste covid rápido. Questionamentos sobre valer a pena ou não investir surgem, o que é normal se formos considerar o cenário tão diferente em que o mundo se encontra atualmente.

Dúvida quanto ao valor do teste covid é algo comum, mas visando este cenário, a Cristal Distribuidora preparou para você as melhores ofertas do mercado de distribuição de produtos clínicos e hospitalares no país. Por um preço acessível, você encontra os dispositivos para checagem de pacientes com suspeita, em kits contendo 25 aparelhos de rápida testagem.

Os valores podem ser conferidos com maiores detalhes em nosso site e também em nossos canais de atendimento. A Cristal traz para você que pretende ou ainda tem dúvidas sobre adquirir o produto para sua clínica, consultório ou farmácia, a melhor e mais acessível das opções no mercado de distribuição de produtos hospitalares. Gostou do material? Você pode conferir todos os detalhes sobre o MedTeste Coronavírus – Teste rápido para covid-19 em nossa loja.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *