Tipos de máscaras na prevenção do COVID-19: como utilizá-las?

Tipos de máscaras na prevenção do COVID-19: como utilizá-las?

O novo coronavírus é disseminado rapidamente. Apesar da sua baixa letalidade em comparação a outras doenças respiratórias, a velocidade do contágio é o que torna essa doença tão preocupante. Devido à necessidade de leitos de UTI para os casos graves, o vírus pode sobrecarregar o sistema de saúde, aumentando o número de mortes causadas não só pelo corona, mas por outras doenças que se agravam por falta de tratamento, ou acidentes que necessitam de cuidado intensivo.

Por esse motivo, o fator mais importante a ser valorizado no nosso dia a dia deve ser a prevenção. Além de respeitarmos a quarentena, devemos lavar as mãos com mais frequência que o normal, utilizar álcool em gel para higienização e usar máscaras de proteção para quando for inevitável sair de casa.

No Brasil e no mundo, o uso de máscaras de proteção está sendo altamente recomendado. Nas grandes capitais brasileiras, onde o número de casos de COVID-19 é muito alto, a utilização é obrigatória, pois seu uso dificulta a transmissão do vírus por meio das gotículas de saliva que emitimos ao tossir ou conversar com alguém.

Em Brasília e no Espírito Santo, por exemplo, o uso é obrigatório em todos os espaços públicos, no transporte coletivo e em estabelecimentos comerciais, devido a pandemia. No Rio Grande do Sul, as máscaras serão exigidas a partir do dia 11 de maio de 2020.

As multas pelo descumprimento da norma podem chegar a R$ 6 mil. Já em São Paulo, epicentro da doença no Brasil, deixar de usar a máscara em espaço público pode dar cadeia: a pena varia de 15 dias a 1 ano.

Além de doer no bolso, o custo da não prevenção pode ser muito alto para a nossa saúde e das pessoas que convivemos. É nosso dever proteger-se e proteger quem está próximo da gente, evitando a disseminação do vírus e o colapso do sistema de saúde. Continue na leitura de nosso artigo para conhecer os tipos de máscaras mais adequadas para a prevenção da COVID-19 e como utilizá-las da maneira correta.

Tipos de máscaras de proteção contra a COVID-19

As máscaras já fazem parte da vida da maioria dos brasileiros preocupados em evitar a disseminação do coronavírus. Podemos presenciar um verdadeiro desfile nas redes sociais com os diversos modelos que a população tem utilizado. Desde descartáveis até designs com grife, o importante atentar para a finalidade primordial deste equipamento: a sua capacidade de proteção contra micro-organismos nocivos a nossa saúde.

O uso da máscara é recomendado — e, em alguns locais, exigido por lei — sempre que tivermos que sair de casa, seja para ir ao mercado, circular em espaços públicos ou pegar o ônibus. Também é aconselhado utilizar a máscara caso precise ira até o portão da sua casa ou na portaria de seu prédio atender o serviço de delivery.

A chance de contágio diminui quando utilizamos a máscara corretamente. É mais uma barreira para atravessar. Além disso, muitos portadores do coronavírus não apresentam sintomas. Com o uso da máscara, a transmissão do vírus por essas pessoas pode ser evitada.

Fonte: Reprodução/TVGlobo

Mas qual o tipo de máscara devo usar?

Dentre os diversos tipos existentes, vamos abordar o equipamento recomendado para profissionais da saúde, bem como as alternativas mais comuns e mais fáceis de serem adquiridas pela população em geral.

Os tipos de máscaras recomendadas para a prevenção da COVID-19 são:

  • máscara N95 (ou PFF2);
  • máscara cirúrgica descartável;
  • máscara de tecido.

Máscara N95

A máscara conhecida como N95 (que no Brasil possui o nome de PFF2) é a que oferece o maior nível de proteção contra vírus. A N95 filtra tanto partículas não biológicas (poeiras, névoas e fumos) como micro-organismos na forma de aerossóis. Ela foi feita para quem trabalha na linha de frente da saúde e não é indicada para outras pessoas, visto que seu estoque no Brasil não é suficiente.

Portanto, se você não é trabalhador da saúde, escolha entre a máscara descartável ou a caseira.

Máscara cirúrgica descartável

A máscara cirúrgica é um equipamento que encontramos normalmente no ambiente médico-hospitalar. Ela é descartável e sua função é conter a projeção de gotas de saliva e de secreções das vias respiratórias.

Quando usada por um médico ou enfermeiro, esta máscara impede uma eventual contaminação do paciente e do ambiente (atmosfera, superfícies, material e equipamento).

Quando usada por um paciente com uma doença contagiosa, evita que este contamine outras pessoas e o próprio ambiente. Como muitos portadores do coronavírus não apresentam sintomas, o uso da máscara descartável pode evitar a transmissão.

Para aumentar a eficácia da máscara cirúrgica, ela deve ser composta por uma camada impermeável. Alguns modelos possuem uma viseira para proteger os olhos.

Máscara de tecido caseira

Uma alternativa barata e segura para a prevenção do Coronavírus é a máscara de tecido. Ela não oferece tanta proteção quanto a máscara cirúrgica, mas fabricando da maneira correta, você pode construir mais uma barreira eficaz contra o vírus. Claro, sem esquecer dos outros fatores de proteção, como lavar as mãos, usar álcool em gel, não encostar no rosto e evitar aglomerações.

O ideal para a fabricação da máscara caseira é utilizar 3 camadas de tecido. Se for reaproveitar uma camiseta antiga, dê preferência para as feitas de algodão com poliéster. Utilize um tecido como TNT para a camada intermediária, pois é um tecido filtrante. Segundo a recomendação do Ministério da Saúde, a máscara caseira deve ter, pelo menos, duas camadas de pano, ou seja, dupla face.

Um alerta importante: a máscara é de uso individual e pode ser usada apenas por duas horas. Depois desse tempo é preciso trocá-la. Ao chegar em casa, lave-a com sabão ou água sanitária e deixe-a 20 minutos de molho.

Como devo usar a máscara?

A Anvisa alerta que é fundamental higienizar as mãos com água e sabão ou álcool gel antes e após usar a máscara. Isso independe de quem faz uso do acessório (se tem ou não tem sintomas da Covid-19).

  • Com as mãos lavadas, é preciso colocar a máscara sobre o rosto de modo que cubra tanto queixo quanto nariz.
  • A máscara não pode ficar frouxa no rosto. Para isso, uso o acessório de metal na parte superior da máscara para aderi-la ao nariz, evitando evitar entrada e saída de ar.
  • Durante uso, não se deve tocar na máscara. Por isso, não é recomendado que tirar e colocar a máscara, nem que ela seja removida durante a fala.
  • Após 2 horas de uso ou quando a máscara estiver úmida, troque-a por uma nova.
  • Se for uma máscara descartável, não a reutilize, descarte-a imediatamente em uma lixeira fechada
  • No caso de máscara de tecido: higienizá-la com sabão ou água sanitária e deixar 20 minutos de molho.
  • Na hora de removê-la, faça isso por trás. A pessoa não deve encostar a mão no tecido, apenas nas alças laterais que ficam acopladas à orelha.Ou seja, não toque na parte da frente do acessório.
  • Higienize as mãos com água e sabão ou álcool em gel.

Não se esqueça: as máscaras só são eficientes quando usadas em combinação com a limpeza frequente das mãos.

Como fazer uma máscara de tecido em casa?

Confira as dicas do Ministério da Saúde para fazer uma máscara de tecido em casa

Usar máscara de pano quando precisar sair de casa é mais uma forma de reforçar a proteção contra o #coronavírus, junto com o distanciamento social, lavagem das mãos e etiqueta respiratória. É muito fácil fazer.

Como funcionará o plano de distanciamento controlado no Rio Grande do Sul

Confira o artigo da OMS e OPAS (Organização Pan-Americana da Saúde) sobre o uso de máscaras no contexto da COVID-19:

https://iris.paho.org/bitstream/handle/10665.2/51994/OPASBRACOVID1920041_por.pdf?sequence=1&isAllowed=y

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *