Hoje, 20 de Janeiro, comemora-se o dia de uma das profissões mais nobres e necessárias para a sociedade, o farmacêutico. Ele pode atuar em diversos segmentos, como a Cristal, visto que o papel do farmacêutico na distribuidora é fundamental para funcionamento da empresa.
Atualmente, o profissional é responsável pelo desenvolvimento, mantimento e pelo controle de qualidade de remédios.
Além disso, o farmacêutico é o profissional da saúde mais próximo da população, visto que ele consegue orientar, aconselhar e promover diversas informações necessárias para a sociedade, como os riscos, as ações e as possíveis consequências do uso de certos medicamentos em nosso organismo.
O que faz um farmacêutico?
Um profissional pode trabalhar em diversas áreas e estabelecimentos, assim, realizar diferentes atividades. Porém, as principais funções são desenvolvimento, produção, manipulação e análise de medicamentos.
Suas áreas de atuação são extensas, pois ele pode trabalhar tanto no setor público quanto no privado. Com isso, o farmacêutico está presente em hospitais, postos de saúde, distribuidoras, drogarias, laboratórios e entre outros locais.
Como também o profissional pode atuar na área de pesquisa, auxiliando no desenvolvimento e no controle da qualidade dos produtos farmacêuticos. Enfim, são inúmeras possibilidades para o profissional escolher onde melhor atuar.
O papel do farmacêutico na distribuidora de medicamentos
No ano de 2015, a presença de um farmacêutico em distribuidoras de medicamentos tornou-se uma obrigação. Entretanto, não é de consciência de todos qual é o papel do farmacêutico dentro dessas distribuidoras.
Assim, o farmacêutico é responsável pela execução de todas as atividades farmacêuticas que implicam em: monitoramento de temperatura e umidade do local, acompanhamento das condições de recebimento, expedição, cuidados sanitários, qualidade do produto, etc. Respeitando as normas farmacêuticas e cumprindo as exigências da Anvisa.
Ou seja, a presença de um profissional desta área é fundamental para as distribuidoras que desejam trabalhar de forma segura.
Portanto, um farmacêutico competente e qualificado acrescenta muito a uma distribuidora de medicamentos.
Responsabilidades do farmacêutico na distribuidora
Sabe-se que os profissionais da área farmacêutica são requisitados dentro das distribuidoras, mas quais são as suas funções dos profissionais dentro da empresa?
Pois bem, é de inteira responsabilidade do farmacêutico os seguintes procedimentos:
- Qualificação de fornecedores e clientes;
- Controle da higienização geral e a limpeza do local de trabalho;
- Assuntos burocráticos e regulatórios;
- Acompanhamento de recebimento dos produtos;
- Controle da qualidade dos produtos;
- Treinamento periódicos para a equipe.
Portanto, o farmacêutico na distribuidora é muito importante e o seu papel é imprescindível para o pleno funcionamento dessas empresas que trabalham no ramo de medicamentos.
Por isso, a Distribuidora Cristal valoriza os profissionais competentes e habilitados da área farmacêutica e os parabeniza pelo seu dia.
Um Feliz Dia do Farmacêutico!