Aumento de preço dos medicamentos em 2021

Aumento de preço dos medicamentos em 2021

A Resolução CM-CM 1/2021 autorizou as empresas produtoras de medicamentos a ajustar os preços de seus medicamentos a partir de 31 de março de 2021. A decisão foi tomada pelo Comitê Técnico-Executivo da CMED (Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos), órgão vinculado à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

 Para o ano de 2021, o aumento máximo de preços permitido será o seguinte:

  • Nível 1: 10,08%
  • Nível 2: 8,44%
  • Nível 3: 6,79%

Estes níveis são estabelecidos de acordo com a classe terapêutica do medicamento. No nível 1, por exemplo, concentram-se a maior parte dos genéricos e por isso apresentam o maior índice de reajuste. Em contrapartida, a concorrência é maior, e muitas vezes esse aumento não é aplicado na íntegra.

Ao longo deste artigo, explicaremos como funciona o cálculo para o reajuste anual de preços dos medicamentos.

Como funciona o aumento no preço dos medicamentos?

Ao contrário de outros produtos de consumo, cujos preços são reajustados de acordo com a inflação, os medicamentos têm sua própria fórmula para calcular seu reajuste anual, baseada no modelo de regulação por teto de preços.

Os fatores utilizados para a realização desse cálculo são: 

  • A aplicação de um índice geral de preços – o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
  • Um fator de produtividade (X) – permite repassar ao consumidor os ganhos estimados de produtividade do setor farmacêutico  calculado pela Secretaria de Advocacia da Concorrência e Competitividade (SEAE/ME).
  • Um fator de ajuste de preços entre setores (Y) – serve para ajustar os preços relativos entre o setor farmacêutico e os demais setores da economia, para minimizar o impacto dos custos não administráveis nas empresas do setor farmacêutico. É calculado pela SEAE/ME.
  • Um fator de ajuste de preços intrassetorial (Z) – visa diminuir o poder de mercado das empresas que produzem medicamentos de classes terapêuticas com baixa contestabilidade, incentivando a competição no setor. É estipulado pela CMED.

Assim, o reajuste dos preços dos medicamentos é estabelecido de acordo com a fórmula: 

VPP = IPCA – X + Y + Z. 

Essa conta é feita pelo Conselho de Ministros da CMED, formado por uma equipe interministerial e liderada pelo Ministério da Saúde com base na Lei 10.742/2003, que é a base do marco regulatório do mercado de medicamentos.

Para fazerem jus ao ajuste de preços, independente da sua aplicação, as empresas produtoras de medicamentos tem a obrigação de apresentar à CMED o Relatório de Comercialização, a ser preenchido de acordo com instruções específicas no Sistema de Acompanhamento do Mercado de Medicamentos (Sammed), disponíveis no site da CMED no Portal da Anvisa.

Qual será o impacto do aumento de preços em 2021?

O aumento do preço dos medicamentos é sempre definido até final de março de cada ano,  entrando em vigor todo o dia 1º de abril.

Em 2020, o presidente Jair Bolsonaro anunciou um acordo com a indústria farmacêutica para que o reajuste anual de todos os remédios fosse adiado por 60 dias, por conta da crise provocada pela pandemia de coronavírus.

Em 2021, dependendo da reposição de estoques e das estratégias comerciais dos estabelecimentos, aumentos de preço podem demorar meses ou nem acontecer. 

Aqui na Farmácia Medicom Cristal, independente dos índices de reajuste, a estratégia é a mesma: manter nossos preços sempre abaixo da média de mercado para continuar provendo acesso aos medicamentos e auxiliando na manutenção da saúde de nossos clientes. 

Essa é a nossa missão.

Visite nosso site e conheça toda nossa linha de medicamentos especiais, genéricos, suplementos, vitaminas e muito mais. Tudo com o melhor preço do mercado. Confira!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *