Falta de contraste para exames médicos afeta o país

Falta de contraste para exames médicos afeta o país

A falta de contrastes, que realçam partes do corpo humano durante a realização de diferentes exames, está afetando o número de procedimentos deste tipo no Brasil. As substâncias auxiliam na interpretação das imagens e em um diagnóstico mais preciso.

Os governos têm restringido os testes para controlar os estoques em ao menos 11 estados e no Distrito Federal: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná, Rio Grande do Sul, Goiás, Bahia, Paraíba, Ceará e Amazonas. e os pacientes em tratamento oncológicos são os mais afetados.

Hospitais de diferentes regiões do país têm adiado a realização de procedimentos e exames eletivos que necessitam do contraste, como ressonâncias magnéticas, tomografias e cateterismo. Com estoque reduzido, as unidades têm reservado a substância para casos de urgência e emergência, como pacientes com infarto, AVC e outros problemas que precisam desse material

Esse é um problema mundial e a crise do abastecimento afeta hospitais de todo o Brasil. As poucas fábricas de contraste iodado, na China – principal fornecedor para a indústria brasileira – na Índia e no Leste Europeu, não estão conseguindo suprir a demanda global e os agendamentos dos pacientes estão sendo remarcados para daqui a um mês ou mais.

Os pacientes em tratamento oncológicos são os mais afetados, porque precisam de exames frequentes com o uso de contrastes.

Em junho de 2022, o Ministério da Saúde admitiu um “grave risco de desabastecimento de meios de contraste imprescindíveis para a realização de exames e procedimentos” e pediu o uso racional do insumo. O governo federal prevê que a situação deve começar a ser regularizada apenas no final de setembro, mas ressalta que isso depende do mercado chinês.

frascos de contraste

Confira a nota sobre a racionalização do uso de contrastes emitida pelo Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde, em conjunto com as sociedades médicas brasileiras, orientou a racionalização do uso de contraste iodado para exames e procedimentos médicos, até que o fornecimento do insumo seja normalizado. A escassez de meios de contraste ocorre de forma global, devido a interrupção nas cadeias de produção e distribuição do insumo causada pela pandemia da Covid-19. Desta maneira, a fim de auxiliar e minimizar os danos relacionados à falta do produto, a pasta recomenda otimizar o uso dos meios de contraste, priorizando procedimentos em pacientes de maior risco e em condições clínicas de urgência e emergência.

A pasta continua atuando em conjunto com a Anvisa, estados, municípios e representantes das indústrias farmacêuticas para articular ações de enfrentamento ao desabastecimento de insumos hospitalares no país.

O que são os contrastes para exames?

Os exames com contraste, conhecidos também como contrastados, têm como objetivo distinguir os tecidos e órgãos. As substâncias usadas atuam de formas diferentes em determinadas estruturas tornando mais visíveis as possíveis lesões, tumores, entre outras células anômalas que estejam presentes.

Se não fosse esse método, não seria possível essa distinção, pois nem sempre as imagens são nítidas o suficiente. Já com o contraste, o comportamento diferente das organizações celulares viabiliza um diagnóstico mais preciso.

Os contrastes dos exames de radiologia e diagnóstico por imagem podem ser de três substâncias: o bário, iodo e gadolínio. O raio-x e a tomografia, em geral, utilizam bário ou iodo, enquanto na ressonância magnética é utilizado o gadolínio.

Os contrastes à base de bário são ministrados via oral com o objetivo de permitir uma melhor visualização do tubo digestivo que inclui esôfago, estômago e intestino.

Aqueles que são com iodo podem ser administrados via oral ou venosa. Quando ingerido o objetivo é permitir a análise do tudo digestivo. Já quando aplicados na veia a intenção é verificar os órgãos internos, veias, artérias ou lesões.

O contraste à base de gadolínio é usado na RM e só pode ser aplicado na veia, sendo útil para diagnósticos de lesões nos órgãos, veias e artérias.

Seu laboratório ou hospital está buscando reabastecer o estoque de contrastes? Entre em contato conosco pelo site distribuidoracristal.com.br

FONTES:

https://www.gov.br/saude/pt-br/canais-de-atendimento/sala-de-imprensa/notas-a-imprensa/2022/orientacao-sobre-uso-racional-de-contraste-iodado
https://gauchazh.clicrbs.com.br/geral/noticia/2022/08/na-rede-publica-falta-vai-de-insumo-de-tomografia-a-remedio-para-a-febre-cl6xgf4q3000i01h2p7agcv1o.html
https://www.band.uol.com.br/bandnews-fm/noticias/a-falta-de-contraste-para-realizar-procedimentos-medicos-afeta-diversos-estados-16529062
https://diagrad.com.br/noticias/exame-com-contraste/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *