Oncologia Veterinária

Oncologia Veterinária

A oncologia veterinária é a especialidade que cuida e realiza o tratamento do câncer ou neoplasia maligna em pequenos animais. Assim como os humanos, os animais também tendem a desenvolver algum tipo de câncer conforme o avanço da idade, muitas vezes influenciados por fatores hormonais e ambientais, exposição à radiação solar e ao fumo.

O câncer é considerado a segunda maior causa de mortes em animais domésticos. É uma condição bastante imprevisível, o que dificulta a adoção de medidas preventivas. O problema ficou mais evidente nos últimos anos, nos quais os pequenos animais passaram a ter uma expectativa de vida maior. Por essa razão, acabam sendo mais suscetíveis, já que a doença costuma afetar animais idosos. Nesse sentido, a oncologia veterinária tem se despontado como a principal esperança para os tutores.

O câncer é uma das principais causas de morte em cães e gatos, por isso, o profissional que deseja atuar na prevenção, diagnóstico e tratamento dessa doença, precisa se especializar. Só assim conseguirá identificar o tipo, a causa exata e o tratamento mais indicado em cada caso.

Neoplasias, tumores e câncer


A neoplasia é um termo amplo, que denomina uma massa de tecido anormal que surge em diferentes partes do corpo, com características específicas em cada local e apresenta ritmos de crescimento e riscos diferentes.
O câncer ocorre quando o desenvolvimento dessas células é agressivo, criando a capacidade de afetar outros órgãos. Já o tumor, quando benigno, não é considerado câncer por apresentar uma proliferação mais lenta das células, não trazendo riscos à saúde.

A oncologia é uma especialidade com grande destaque na medicina veterinária. Muitos estudos têm sido feitos com o objetivo de identificar maneiras de melhorar a qualidade de vida dos pets e aumentar cada vez mais as chances de cura.

Fatores relacionados à doença


As melhores condições em que vivem os pequenos animais atualmente, proporcionou um aumento da sua expectativa de vida. Este é um dos principais motivos que provocam o surgimento de tumores. As chances de desenvolver algum tipo de câncer aumentam conforme os animais ficam mais velhos.

Outros fatores que podem ocasionar a doença são:

  • genética – alguns tipos de neoplasia maligna têm influência genética, porém na medicina veterinária ainda há poucos estudos sobre isto;
  • debilidade ocasionada por alguma outra patologia já existente no animal;
  • exposição intensa a elementos externos como sol e produtos químicos diversos;
  • falta de castração, sobretudo em fêmeas, podem levar ao desenvolvimento do câncer de origem hormonal.

Tipos de câncer mais comuns em pequenos animais


O câncer pode aparecer em qualquer região do corpo. Os tumores mais comuns são:

  • tumores mamários e ovários, que ocorrem principalmente em fêmeas não castradas;
  • tumores cutâneos, que podem ser internos e externos e costuma afetar principalmente gatos despigmentados;
  • câncer de pele, causado pela exposição frequente e excessiva ao sol ;
  • tumores hematopoiéticos, que geram linfomas e leucemia nos animais.

Certas raças também têm maior predisposição a desenvolver o problema, destacando-se o Golden Retriever e o Rottweiler.

Sinais característicos de câncer nos pets


Cada tipo de câncer pode se manifestar de forma diferente, no entanto entre os principais sinais podemos destacar:

  • apatia;
  • manchas;
  • diarreia e vômitos;
  • aumento da massa abdominal;
  • perda de peso sem motivo aparente;
  • dificuldade para respirar, comer e engolir;
  • nódulos aparentes e relativamente palpáveis;
  • sangramentos espontâneos nas fezes, urina ou outros orifícios do animal.

O tutor deve estar atento a qualquer mudança no seu pet, principalmente se perceber um nódulo ou volume aparente. Neste caso, o oncologista veterinário é o profissional mais adequado para realizar o diagnóstico, indicar o tratamento informando riscos e benefícios, informar sobre as probabilidades de resposta ao tratamento, bem como manejar adequadamente o paciente durante o tratamento cirúrgico e/ou clínico e controlar os efeitos colaterais do tratamento.

Realização do tratamento oncológico veterinário


Existem basicamente duas formas de tratamento para o câncer em animais. O primeiro deles é o curativo, realizado por meio de cirurgia para remoção do tumor. Este método pode ser relacionado com tratamentos alternativos tais como:

  • Quimioterapia: nesse tratamento são utilizadas as mesmas drogas usadas em humanos, porém em doses menores. Isso permite que o pet possa levar uma vida quase normal, geralmente sem sofrimento.
  • Radioterapia: também semelhante a aplicada em humanos, esse tratamento teve uma grande expansão nos últimos anos;
  • Eletroquimioterapia: é uma combinação do medicamento quimioterápico em associação a aplicação de um campo elétrico específico.
  • Imunoterapia: mais utilizada em pacientes com melanoma, os medicamentos utilizados nesse método atuam em certas vias específicas das células tumorais matando-as.

Existe ainda o chamado tratamento paliativo, indicado para casos crônicos da doença, em que o tumor está em caso avançado. Nessa situação, não há possibilidade de cura e os cuidados são apenas para aliviar o sofrimento dos animais.

Ao contrário do que se pensa, uma grande maioria dos pets diagnosticados precocemente conseguem curar-se com um tratamento adequado ou ao menos podem melhorar sua expectativa e qualidade de vida.

O diagnóstico tardio infelizmente ainda é uma rotina da oncologia veterinária, devido à falta de cuidado do tutor, que busca atendimento quando a doença está avançada ou mesmo pelo medo do sofrimento com a doença, quando a família já passou por alguma experiência parecida. Como a maioria dos donos de pet já possuem um médico veterinário de confiança, é importante que o oncologista trabalhe em parceria com esse profissional visando o máximo de bem-estar do paciente.

Se você é veterinário ou veterinária, confira alguns medicamentos utilizados no tratamento do câncer em pequenos animais que temos à disposição na Cristal Distribuidora.:

  • B-Platin – Carboplatina: indicado no tratamento de estados avançados do carcinoma de ovário de origem epitelial, do carcinoma de pequenas células de pulmão, nos carcinomas espinocelulares de cabeça e pescoço e nos carcinomas de cérvice uterina.
  • Cisplatina: indicada no tratamento de tumores metastáticos de testículo, tumores metastáticos de ovário, câncer avançado de bexiga, carcinomas espino-celulares de cabeça e pescoço.
  • Evorubicin – Doxorrubicina: antibiótico usado como quimioterápico (medicamento usado no tratamento de neoplasias) com ação nas células tumorais, diminuindo sua multiplicação e interferindo nas suas funções.
  • Filgrastine – Filgrastima: indicado para redução na duração da neutropenia e incidência da neutropenia febril nos pacientes com neoplasias não mielóides com quimioterapia citotóxica estabelecida.
  • Sulfato de Vincristina: pode ser utilizado como quimioterapia combinada no tratamento de diversas patologias.
  • Vancomicina: indicado para o tratamento de diversas infecções

Ou você pode conhecer toda a categoria de medicamentos veterinários acessando nosso site. Clique aqui e conheça.

FONTES:
https://www.shopveterinario.com.br/blog/oncologia-veterinaria
https://www.revistaveterinaria.com.br/oncologia-veterinaria-2/
https://www.drogavet.com.br/geral/cancer-em-animais/
https://www.cachorrogato.com.br/cachorros/oncologia-veterinaria/
https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/2133/Hora_Aline_Medeiros_da.pdf?sequence=1&isAllowed=y
https://www.minhavida.com.br/saude/temas/neoplasia
https://www.rededorsaoluiz.com.br/doencas/neoplasia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *