Luvas de procedimento e luvas cirúrgicas

Luvas de procedimento e luvas cirúrgicas

Luvas de procedimento são equipamentos de proteção individual (EPI) descartáveis  geralmente utilizadas para manipulação de material de risco. São um dos EPIs mais utilizados no mundo inteiro. Isso porque as nossas mãos estão constantemente em contato com alguma coisa que possa oferecer perigo para nossa saúde. 

Existem diversos modelos de luvas descartáveis. As que melhor protegem contra riscos químicos e biológicos, como os causados por fungos, bactérias, parasitas, são as luvas de procedimento e as luvas cirúrgicas.

Seus materiais típicos são: látex, nitrílica e vinil, principalmente.

Diferenças entre luvas cirúrgicas e luvas de procedimento

Ambas são muito importantes na área da saúde, mas servem para atividades completamente diferentes.

Luvas de procedimento

As luvas de procedimento são para procedimentos não cirúrgicos em situações clínicas, quando existe a possibilidade de contato direto ou indireto com sangue, secreções, excreções e objetos sujos com fluidos corporais.

Luvas cirúrgicas

As luvas cirúrgicas são indicadas para qualquer procedimento cirúrgico, além de outras situações como parto, procedimentos radiológicos invasivos e de acesso vascular, preparo de nutrição parenteral e de agentes quimioterápicos.

Tipos de materiais utilizados nas luvas

Tanto as luvas de procedimento quanto as cirúrgicas podem ser fabricadas de materiais naturais ou sintéticos, como o látex, o nitrilo e o vinil.

Látex

A borracha natural tem sido o material de preferência para a fabricação de luvas usadas nas atividades dos serviços de saúde. Oferecem alto nível de proteção contra fluídos corporais, ao mesmo tempo que são resistentes e possuem boa elasticidade. Geralmente são as mais procuradas em função do preço mais acessível. Você também pode encontrar a luva descartável de látex com ou sem talco, e esterilizada ou não.

A desvantagem desse material é que pode causar alergia ou sensibilidade, podendo apresentar inclusive reações graves devido ao contato com a borracha natural.

Luva de Nitrila (Nitrílica)

As luvas nitrílicas são um tipo de luva descartável feito de borracha sintética. Pode ser uma grande aliada para aqueles usuários que possuem sensibilidade. Não oferecem tanta flexibilidade quanto a luva anterior, mas ainda assim são recomendadas para uso na área da saúde. Se formos comparar com as outras luvas descartáveis, este modelo é o que necessita de um maior investimento da parte do comprador, mas compensa por sua resistência ao desgaste e aos produtos corrosivos. É considerada como um dos tipos mais fortes de luvas descartáveis.

Geralmente você encontra as luvas nitrílicas nas cores azul, roxo e branca.

Luvas de Vinil

As luvas de vinil (PVC) oferecem proteção contra uma pequena exposição a fluidos corporais e agentes infecciosos, mas seu preço é bem acessível. Geralmente utilizadas nas indústrias cosméticas, estéticas e alimentícias, são eficazes em impedir a propagação dos germes, das bactérias e dos vírus. Segundo a OMS, a recomendação de uso para esse tipo de luva são tarefas de curta duração. 

São mais resistentes do que as luvas descartáveis de látex tanto no quesito de proliferação de microrganismos como quanto a pequenos rasgos e perfurações.

Sua escolha deve ser pautada sempre pensando na segurança de quem se expõe aos riscos de contaminação. Por isso, sempre leve em conta a finalidade que as luvas serão destinadas, a qualidade do material, que pode variar de acordo com o fabricante e também o local que você irá adquirir o EPI. 

Na Cristal/Medicom temos uma equipe preparada para orientar sua decisão na aquisição do equipamento certo para cada necessidade. Visite nosso site e confira nossa linha de EPIs para a área da saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *