Outubro Rosa em Tempos de Pandemia

Outubro Rosa em Tempos de Pandemia

Outubro está acabando, mas a importância da prevenção do câncer de mama não deve restringir-se em apenas um mês. O Outubro Rosa é marcado por campanhas em prol do tratamento e de medidas que podem ser tomadas com antecedência para curar uma das doenças mais cruéis e silenciosas, o câncer.

Com a crise do Coronavírus, consultas e tratamentos foram suspensos para diminuir o número de mortes no mundo. Atitude correta, visto que o distanciamento é a melhor forma de proteger-se do vírus. Porém, com o tempo a suspensão afetou diretamente os exames de rastreamento do câncer de mama, como a Mamografia.

De acordo com dados do SUS, o número de mamografias realizadas até julho de 2020 foi de 1,1 milhão, contra 2,1 milhões nos mesmos períodos no ano de 2018 e 2019. Além disso, o Ministério da Saúde aponta a pandemia de Covid-19 como o principal fator para a diminuição da procura por esse serviço. 

O câncer de mama é o tipo de tumor mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos novos casos de câncer do país a cada ano, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca). Por isso a mamografia é fundamental. O exame precoce ajuda no diagnóstico da doença que, se descoberta previamente, tem 95% de chance de cura. Assim, é recomendado que o exame de mamografia seja feito todos os anos a partir dos 40 anos.

O Outubro Rosa

O Outubro Rosa de 2020 foi atípico. Ou seja, mudou a sua concepção de prevenção e optou por dar mais atenção ao autoexame, visto que pode ser feito em casa sem a necessidade de sair na rua. O que é recomendado por conta da realidade em que estamos.

Outro fator importante para a prevenção é alertar as pessoas aos sintomas e sinais. Ao ter consciência deles, conseguirão reconhecer o câncer de mama de forma precoce, sem precisar ir ao médico e correr o risco de se contaminarem com o Covid-19 desnecessariamente. E se for o caso, iniciar o tratamento o quanto antes.

Os sinais são:

– Caroço (nódulo) indolor nas mamas ou nas axilas;

– Pele avermelhada;

– Alteração no mamilo;

– Saída espontânea de líquido de um dos mamilos.

Entretanto, no quesito cirúrgico e de tratamento, vários hospitais já estão se preparando para retomarem as cirurgias eletivas e tratamentos oncológicos mesmo com a suspensão, já que o tratamento é essencial para a saúde de muitos pacientes. É claro que todos vão ter toda segurança e cuidados necessários para ninguém se contagiar com o Coronavírus.

Portanto, a Cristal está pronta para apoiar estes hospitais com os medicamentos necessários para o funcionamento e atendimento ao público. Assim, mantendo os estoques sempre cheios e o tratamento completo. 

Para tirar quaisquer dúvidas, entre em contato conosco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *