Dia do Doador de Sangue

Dia do Doador de Sangue

Para reforçar a sua importância, no dia 25 de Novembro é considerado o Dia Internacional do Doador de Sangue. A doação é um ato voluntário que tem o potencial de salvar inúmeras vidas. Com apenas uma doação, o sangue coletado é suficiente para ajudar até quatro pessoas.

Entretanto, existem muitos brasileiros que nunca doaram sangue na vida e ainda pensam que doar sangue dói que é perigoso ou que não ajuda em nada. Trouxemos, portanto, dados que auxiliam na divulgação das campanhas de doação de sangue para buscar cada dia mais novos doadores.

A importância da doação

O Brasil possui uma grande carência de sangue nos hemocentros espalhados pelo país. O percentual anual de doadores varia de 1,76% a 1,78% da população, sendo que o necessário deveria ser de 3% a 5%.

Com apenas uma doação, seu sangue pode ser utilizado para estudos de tratamento de doenças, pode salvar a vida de até 4 pessoas e ainda verificar o estado de saúde do doador, pois ele precisa passar por uma série de exames antes da coleta. 

Como é realizada a doação de sangue

A doação ocorre em diferentes passos. Primeiro, a pessoa que deseja tornar-se um doador deve estar com um documento oficial com foto em mãos para fazer o cadastro. Logo, ela vai responder um questionário para identificar se existe qualquer doença que a impeça de doar sangue. Após isso, ela é passada para a triagem clínica. Nela ocorre uma série de exames e entrevistas feita pelo profissional de saúde com o intuito de pegar informações sobre possíveis doenças que o doador possa ter, para assim garantir a integridade física do paciente que vai receber o sangue.

Com isso, inicia-se a coleta de sangue. Ela dura em torno de 10 a 15 minutos e todo o material utilizado é descartável para não ter nenhum risco de passar doenças enquanto ocorre a coleta de sangue. Em seguida, o doador recebe um lanche e algumas informações sobre os cuidados básicos que devem ser tomados após a coleta. 

Requisitos para ser um doador de sangue

Antes de tudo, o doador precisa ter entre 16 a 69 anos, ter o peso mínimo de 50kg, estar bem alimentado e ter dormido pelo menos 6 horas na última noite. 

Contudo, existem alguns requisitos que impedem que algumas pessoas possam doar sangue durante um certo período de tempo. São eles:

  • Gripe, resfriado e febre: aguardar 7 dias após os sintomas desaparecem;
  • Mulheres que passaram por parto normal ou cesariana: aguardar o período de 90 dias e 180 dias, respectivamente;
  • Ingestão de bebida alcoólica nas últimas 12 horas: aguardar 24 horas para doar; 
  • Tatuagem e/ou piercing: aguardar 12 meses para doar;
  • Extração dentária: aguardar 72 horas; 
  • Cirurgia odontológica com anestesia geral: aguardar 4 semanas;
  • Apendicite, hérnia, amigdalectomia ou varizes: aguardar 3 meses; 
  • Exposição a situação de risco (como infecções sexualmente transmissíveis): aguardar 12 meses; 
  • Mulheres em fase gestacional ou amamentando: aguardar até o fim da fase; 
  • Procedimento endoscópico: aguardar 6 meses;
  • Vacina contra gripe: aguardar 48 horas;
  • Herpes labial ou genital: aguardar o desaparecimento total das lesões.

Também existem casos fixos que não podem doar sangue em hipótese alguma. São eles:

  • Caso de hepatite após os 11 anos de idade; 
  • Evidência clínica ou laboratorial de hepatite B e C, AIDS, doenças associadas aos vírus HTLV I e II, Doença de Chagas e Malária;
  • Uso de drogas ilícitas injetáveis;
  • Mal de Parkinson.

Período de tempo

É importante atentar que existe um período mínimo para o corpo do doador se recompor do processo de coleta. Ou seja, não é possível doar todo mês. Por mais que saibamos que a atitude ajudaria muito, não é o certo. Para homens, a doação é recomendada a cada 2 meses e para mulheres a cada 90 dias.

Ampliar o número de doadores de sangue é fundamental para salvar a vida de inúmeros pacientes que passam por sufocos em hospitais e clínicas. Portanto, todos devemos ajudar na divulgação da importância da doação e esclarecer dúvidas que possam impedir alguém de ajudar o próximo.

A Distribuidora Hospitalar Cristal apoia a doação de sangue e parabeniza todos os doadores do país que ajudam e salvam vidas desconhecidas todos os dias. 

Por isso, doe sangue e salve vidas você também! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *