Dia Mundial do Combate ao Câncer

Dia Mundial do Combate ao Câncer

Dia Mundial do Combate ao Câncer

O Dia Mundial do Combate ao Câncer, celebrado na data 4 de fevereiro, é uma iniciativa da União Internacional que através disso, busca expandir cada vez mais a conscientização sobre o câncer -seja na prevenção da doença ou até mesmo o direito ao tratamento igualitário para todos- e a partir disso, moderar o máximo possível todos casos evitáveis dessa doença que mata milhões de pessoas ao redor do mundo. 

Para atingir esse objetivo, a iniciativa busca debater sobre o câncer para promover mais empatia, impacto social e global. Para que dessa forma, cada vez mais indivíduos sintam a necessidade de obter o diagnóstico precoce, assim como a adoção de hábitos mais saudáveis em suas rotinas.

Como posso prevenir essa doença? 

A adoção de práticas mais saudáveis no dia a dia é, sem dúvidas, um dos fatores mais importantes quando se fala em prevenção do câncer. Isso porque ao fazer isso, evitamos maior exposição aos fatores de risco dessa doença. Logo, adotar um estilo de vida mais saudável é imprescindível para combater os riscos de contrair a doença. 

Evite fumar

O tabaco -principalmente o industrializado- é um dos agentes que mais causam câncer no mundo. Isso porque, ao fumar, você libera no ambiente mais de 4.700 substâncias tóxicas e cancerígenas que são inaladas por fumantes e não fumantes. Ao parar de fumar, você contribui para o meio ambiente e para a prevenção do câncer. 

Adote uma alimentação saudável

Com a rotina corrida e a disposição de alimentos mais rápidos para consumo é comum que nossa alimentação seja baseada em comidas que saciam a fome mas não nutrem e, pior ainda, aumentam as chances de causar futuramente algum tipo de doença, e entre elas, está o câncer.  Priorizar uma ingestão rica em alimentos de origem vegetal (frutas, legumes, verduras, cereais, grãos etc) e evitar ao máximo alimentos industrializados/ultraprocessados (congelados, prontos para consumo, bebidas adocicadas etc) pode prevenir significativamente o câncer. 

Pratique atividades físicas

Uma das práticas mais importantes na contribuição para o aumento na qualidade de vida de todo indivíduo está nas atividades físicas. Ela é essencial para prevenir e reduzir os riscos de inúmeras doenças, além de melhorar o aspecto da saúde física e mental. 

Você não precisa se limitar às academias, apenas o ato de optar pela caminhada até a ida ao serviço, trocar o elevador pelas escadas já vale como um avanço para sua saúde. Segundo um estudo recente realizado pela Sociedade Americana de Câncer, os exercícios reduzem o risco de desenvolvimento de até sete tipos de tumores. 

Esses são alguns dos hábitos que fazem a diferença para a redução dos riscos que desenvolvem a doença. Neste Dia Mundial do Combate ao Câncer, saiba mais sobre o movimento liderado pela União Internacional para Controle do Câncer e ajude a espalhar essa causa para chegar às pessoas ao seu redor. 

Nós da Cristal defendemos uma maior conscientização acerca desse debate e convidamos você a defender essa causa também. Se você deseja conhecer mais a respeito dos nossos conteúdos acesse nosso  blog.  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *