Medicamentos Básicos de uma Farmácia

Medicamentos Básicos de uma Farmácia

A farmácia é um lugar onde se promove a saúde através da venda responsável dos remédios prescritos por profissionais especializados. Portanto, ela precisa estar devidamente registrada nos órgãos específicos que monitoram e auxiliam na venda correta desses insumos. Pensando por este viés, tende-se a presença de um farmacêutico em toda farmácia, bem como ter um catálogo de medicamentos básicos de uma farmácia para iniciar as vendas.

Contudo, não basta apenas abrir uma farmácia e começar a comercialização. É preciso, portanto, estar preparado para o atendimento e para o auxílio ao público. Ou seja, é preciso ter um estoque básico. Pois bem, quais remédios precisam estar neste estoque?

A Distribuidora Cristal separou uma lista com os 10 principais medicamentos básicos de uma farmácia que precisam estar em seu estoque para que a sua fármacia esteja sempre pronta para o atendimento e dentro dos padrões farmacêuticos impostos. 

São eles:

Ibuprofeno:

Portanto, para começar, o Ibuprofeno. Indicado para uso em todos os processos reumáticos –artrite reumatoide, osteoartrite, reumatismo articular- e nos traumas do sistema musculoesquelético caso apresentem componentes inflamatórios. Além disso, ele também ajuda no alívio de dores pós-cirúrgica, como as odontológicas, as ginecológicas, as ortopédicas,  traumatológicas e de otorrinolaringologia.

Nimesulida:

Utilizada no tratamento de estados flogísticos que acompanham estados febris. Aliás, é indicado no tratamento de febre em processos inflamatórios e dolorosos das vias aéreas superiores. Além disso, é indicado para casos de cefaleia, mialgias, reações pós-imunização e dor pós-operatória.

Também muito utilizado como analgésico e antipirético em diversos processos infecciosos, como sinusites, faringoamigdalites, otites, etc.

Prednisona:

Indicado para o tratamento de várias doenças endócrinas, como a insuficiência adrenocortical primária ou secundária; hiperplasia adrenal; osteomusculares; reumáticas; dermatológicas; alérgicas, oftálmicas; respiratórias; hematológicas; neoplásicas e outras que respondam ao tratamento com corticosteróides.

Fluconazol:

Indicado para casos de criptococose, incluindo meningite criptocócica e infecções em outros locais. Ademais, utiliza-se em pacientes portadores do vírus HIV, em transplantes de órgãos ou outras causas de imunossupressão. Aliás, é usado em terapia de manutenção para prevenir o reaparecimento da doença criptocócica em pacientes portadores do vírus HIV; candidíase sistêmica; pacientes com doenças malignas; pacientes recebendo terapia citotóxica ou imunossupressiva e para prevenção de infecções fúngicas em pacientes com doenças malignas ou que fazem quimioterapia citotóxica ou radioterapia, pois são mais propensos a essas infecções. 

Dipirona:

O medicamento é utilizado como analgésico e antitérmico.

Cetoprofeno:                                       

Em gel, cápsula, gotas ou injetáveis, o Cetoprofeno possui atividade anti-inflamatória, analgésica e antitérmica e ainda é indicado para o tratamento de processos reumáticos, lesões ortopédicas e alergias.

Omeprazol:

Indicado para o tratamento de úlceras gástricas e duodenais; esofagite de refluxo; síndrome de Zollinger-Ellison; em pacientes que apresentam risco de aspiração de conteúdo gástrico durante anestesia geral; tratamento da erradicação de H. pylori associado à úlcera péptica; tratamento de dispepsia associada à acidez gástrica e entre outros tratamentos.

Paracetamol:

Comprimido Efervescente: Analgésico e antipirético, indicado para a alívio dores de cabeça, enxaqueca, dor muscular esquelética, cólicas menstruais, dor de garganta, dor de dente, dor após procedimentos odontológicos, dor e febre após vacinação  e dor de osteoartrite. 

Comprimido Revestido: Utilizado para a redução da febre e o alívio de dores associadas a resfriados comuns, como a dor de cabeça e dor no corpo, além disso,  dores de dente, dores nas costas, dores musculares, dores leves associadas a artrites e dismenorréia.

Suspensão Oral: Indicados para bebês e crianças com o intuito de reduzir a febre e o alívio temporário de dores associadas a gripes e resfriados comuns. Ademais, alivia a dor de cabeça, dor de dente e dor de garganta.

Neosaldina:

É um analgésico e um antiespasmódico, ou seja, é indicado para o tratamento de diversos tipos de dor de cabeça, incluindo enxaquecas ou para o tratamento de cólicas. 

Risperidona:

Indicado para pacientes com exacerbações esquizofrênicas; psicoses esquizofrênicas agudas e crônicas e outros transtornos psicóticos; alívio de outros sintomas afetivos associados à esquizofrenia -como a depressão, sentimentos de culpa, ansiedade; tratamento de curto prazo para a mania aguda ou episódios associados ao transtorno bipolar; tratamento temporário de transtornos de agitação em pacientes com Alzheimer e também pode ser usada para o tratamento de irritabilidade associada ao transtorno autista.

Entretanto, além desses básicos, existem uma infinidade de remédios necessários como o Cetoconazol; Dexametasona; Predsim; Buscopan; Profenid; Toragesic; Ranitidina; Domperidona; Albendazol; Sinvastatina; Secnidazol; Furosemida; Risperidona; Hidroclorotiazida; Pantoprazol; Metformina; Naproxeno; Luftal; Miosan; Tandrilax; Flancox; Citoneurin; Tropinal; Cimelide; Benegrip; Tylenol; Aspirina; Dramin; Noripurum; Xantinol; Alivium; Flanax; Neutrofer; Proctyl; Pasalix; Cerumin; Musculare; Novalgina; Glifage; Neosoro; Maxsulid; Driclor; Atroveran; Digesan; Beserol; Escabin; Doralgina; Dolamin; Nisulid; Apracur; Benalet; Doril; Estomazil; Anador; Biofenac; Flagass; Flotac e Dorilax.

Conclui-se, portanto, que possuir um estoque com medicamentos básicos de uma farmácia é necessário para o atendimento pleno e de qualidade, visto que os remédios citados são apenas necessidades básicas de uma população. Até porque que a maioria trata de sintomas e casos comuns, como dores e infecções.

Estes remédios vão te ajudar a iniciar o atendimento farmacêutico, entretanto, uma farmácia de segurança fornece uma infinidade de medicamentos para o público.

Por isso, para ter acesso a esses remédios, conte com a Cristal. Aqui nós trabalhamos muito para entregar sempre os medicamentos nas melhores condições para as farmácias parceiras da nossa distribuidora. Além disso, temos o cuidado e a higiene necessária para entregar um serviço seguro e competente, que só uma empresa com mais de 30 anos de atuação no mercado pode ter.

Contudo, acesse o nosso site e saiba mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *