Campanha Novembro Azul

Campanha Novembro Azul

A campanha “novembro azul” tem o objetivo de conscientizar os homens sobre os cuidados com a saúde, principalmente em relação ao câncer de próstata. Além da campanha estimular a quebra de tabus e incentivar os homens a realizar o exame, a mesma divulga informações importantes sobre a doença.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), a cada 38 minutos, um homem morre no Brasil em decorrência do câncer de próstata. É o tipo de câncer mais frequente entre os homens brasileiros, depois do câncer de pele, e geralmente ocorre em homens mais velhos – 6 em cada 10 casos são diagnosticados em pacientes com mais de 65 anos.

Apesar de o novembro azul ser direcionado principalmente ao câncer de próstata, ele também promove a conscientização sobre a saúde masculina no geral. Sendo um meio importante para dar visibilidade às ações de saúde do homem no país.

Sintomas:

Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando ocorre a presença de algum sinal, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. 

Os sintomas são:

  • Dor óssea
  • Dores ao urinar;
  • Vontade de urinar com frequência;
  • Presença de sangue na urina e\ou sêmen.

Quando fazer os exames:

O recomendado para realizar o exame de próstata a partir de 40 anos de idade. Porém, embora seja raro, é possível ter a doença antes dos 40 anos. É interessante levar em consideração que a hereditariedade é um dos principais fatores de risco para a doença, portanto, recomenda-se procurar um urologista que auxiliará na melhor idade para iniciar os preventivos.

Para tirar dúvidas a respeito do assunto, procure o seu médico e não deixe de buscar ajuda.

Para seguir acompanhando nossos conteúdos, visite nosso blog.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *